Quem sou eu

terça-feira, 29 de maio de 2012


Dilma destaca EAD e inclusão digital em seu programa

Presidenta afirma que rede nacional de ensino e pesquisa atrai novos mestres e doutores para educação a distância de professores

     A presidenta Dilma Rousseff escolheu o acesso à banda larga de internet como tema para seu programa semanal de rádio, o Café com a Presidenta, onde ela é entrevistada sobre o assunto. Durante o programa, a presidenta referiu-se à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), consórcio de vários ministérios do governo federal que promove a instalação e disponibilização de banda larga para instituições acadêmicas. Dilma afirmou que  essa rede vai chegar a todos os 735 campus de instituições do interior e das capitais, até 2014. "Com essa rede, nós conseguimos atrair novos mestres e doutores que podem trabalhar, inclusive, à distância na formação de professores, na pesquisa científica e na telemedicina.", afirmou Dilma.
     A presidenta também referiu-se na entrevista às vantagens do uso da internet em sala de aula. Afirmou que "o acesso à internet nas escolas ajuda os professores de duas maneiras: permite que eles melhorem sua formação profissional, e serve de apoio também para as aulas que eles vão dar para os estudantes, o que é, de fato, algo extremamente relevante. O professor pode acessar arquivos de áudio e arquivos de vídeo, pode passar um filme para os seus alunos! Tem acesso a livros online e recursos que podem tornar as suas aulas muito mais atrativas. Levar a internet para as escolas da rede pública é garantir igualdade de condições de desenvolvimento e aprendizado a todas as crianças brasileiras desde o início da vida escolar. "
     A presidenta também afirmou que do início do ano passado para cá, as ligações de internet em banda larga quase dobraram no país, chegando a mais de 72 milhões de ligações em banda larga, em todo o país, e que as conexões à internet já chegaram a cerca de 6 milhões de famílias, que não acessavam a internet em casa passaram a contar com esse serviço, com o Plano Nacional de Banda Larga.
  
Prof. Adriano Troleis prestigia reunião avaliativa do curso de Geografia no PUAP





No último sábado, 26 de maio, esteve em nosso Polo o Prof. Adriano Troleis, vice-coordenador do curso de Geografia, que juntamente com o Prof. Franklin Miguel Fernandes – coordenador do PUAP e os tutores Raphaela Fortunato e Valderi Idalino, conduziram uma grande reunião de avaliação do curso de Geografia, turma de Luís Gomes, onde foi avaliado o desenrolar do curso até a presente data, as disciplinas, o estágio supervisionado, as atividade de AACC (Atividade Acadêmica Científico Cultural ), em fim o modo como está sendo conduzido todo o processo de formação por meio da EaD.
Na oportunidade também foi apresentado por parte da coordenação de polo e tutoria um balanço sobre a participação dos alunos nas AACC e, destacado de forma veemente por parte do Coordenador do Polo que alunos prestes a concluir o curso estão com uma baixa carga-horária de AACC, o que é muito grave, uma vez que perdem o vínculo com a instituição e ficam impedidos de colar grau.
O coordenador também agradeceu o trabalho desempenhado pelo tutor Valderi Idalino, que deixa a tutoria junto ao PUAP, para ingressar no PIBID junto ao campus da UERN de Pau dos Ferros e, lhe desejou boa sorte na nova empreitada, dizendo “Professor Valderi hoje você deixa a nossa equipe, mas ficará uma porta aberta para que possa voltar novamente, uma vez que aqui desempenhou um bom trabalho” e, para Raphaela disse está ciente que dará continuidade ao trabalho desenvolvido por Valderi, acrescentando algo que posso enriquecer ainda mais a relação entre aluno-tutor-professor-instituição.

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...