A Educação a
Distância (EaD) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) teve como
marco inicial a criação da Secretaria de Educação a Distância (Sedis), em 2003,
cujo objetivo é fomentar essa modalidade e estimular o uso das tecnologias de
informação e comunicação como ferramenta de ensino e aprendizagem. Em 2005,
iniciaram os primeiros cursos de EaD, as licenciaturas em Química, Física e
Matemática. Em 2007 foram instituídas as licenciaturas de Geografia e Ciências
Biológicas e o Bacharelado em Administração Pública. Posteriormente, foram
criados os cursos de Letras, Pedagogia, Educação Física e História, totalizando
a partir de fevereiro de 2011, 9 cursos de licenciatura e um de bacharelado,
distribuídos em 15 polos presenciais de apoio a EaD. No decurso do tempo,
verificou-se que há alunos que apresentam dificuldades que dizem respeito ao
domínio e uso das tecnologias educacionais e suas respectivas linguagens, às
quais são inerentes à própria modalidade, e outras que são advindas do Ensino
Médio e que se estendem ao longo da graduação. Nesse sentido, ações que visam a
compreensão da modalidade de ensino a distância, maior domínio das tecnologias de
informação e comunicação, aproximação do aluno da EaD à UFRN, podem contribuir
para ampliar o desempenho e o nível de satisfação do aluno, minimizar as taxas
de evasão e melhorar a taxa de conclusão do curso, além de promover a integração
entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem a distância.
Tendo em vista essa realidade, a presente proposta tem como objetivo promover uma
semana universitária intitulada “I Semana Universitária da Educação a Distância
da UFRN: Formação e Integração Acadêmica”, a ser realizada nos polos de apoio a
EaD. Para isso, a Coordenadoria Pedagógica da Sedis elaborou um cronograma do
evento, no qual incluem um conjunto de atividades a serem realizadas nos polos
e outras que serão propostas considerando as realidades de cada localidade e as
particularidades de cada curso. Para a
realização dessa proposta será uma comissão composta por alunos, tutores presenciais, coordenadores de polo e
de curso na
perspectiva de contribuírem para a formulação da programação, considerando
sobretudo as demandas locais (onde os polos estão situados), bem como o
calendário de execução da proposta.
Coordenação Pedagógica da SEDIS-UFRN, postado por Joseaní Martins, Professora Coordenadora do PUAP.
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