A Coordenação
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
A Coordenação
terça-feira, 28 de outubro de 2008
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
sábado, 25 de outubro de 2008
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Vista parcial das imediações da Escola Estadual Coronel Fernandes - Local de Prova
Vista parcial da frente da Escola Estadual Coronel Fernandes - Local de Prova
Vista parcial da imediações da Escola Estadual Coronel Fernandes - Local de Prova - em destaque nosso amigo Hermes ( sentado e de vermelho), grande educador de nossa região
Vista parcial da frente da Escola Estadual Coronel Fernandes - Local de Prova
Vista parcial da frente da Escola Estadual Coronel Fernandes - Local de Prova
Vista parcial da frente do Colégio Municipal Padre Osvaldo - Sede do Pólo UAB de Luís Gomes - RN / Local de Prova
Vista parcial das imediações do Colégio Municipal Padre Osvaldo - Local de Prova
Vista parcial das imediações do Colégio Municipal Padre Osvaldo - Local de Prova
Vista parcial das imediações do Colégio Municipal Padre Osvaldo - Local de Prova
Vista parcial das imediações do Colégio Municipal Padre Osvaldo - Local de Prova
Vista parcial das imediações do Colégio Municipal Padre Osvaldo - Local de Prova
Vista parcial das imediações do Colégio Municipal Padre Osvaldo - Local de Prova
Vista parcial das imediações do Colégio Municipal Padre Osvaldo - Local de Prova
Vista parcial das imediações do Colégio Municipal Padre Osvaldo - Local de Prova
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Professor deve se manter atualizado
“O professor não pode envelhecer nunca!”, afirma a professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Clarilza Prado de Souza. Segunda ela, o professor precisa constantemente atualizar seus conhecimentos tecnológicos, políticos, pedagógicos, éticos, e de relacionamentos que surgem com a evolução da sociedade. “É uma das únicas profissões que exigem renovação a cada momento. Precisamos estar sempre jovens”, afirma a professora, que acredita que o acúmulo de conhecimento e a atualização são desafios permanentes na vida dos educadores.
Clarilza coordena 31 grupos de pesquisa brasileiros, portugueses, argentinos e gregos. Eles estudam o processo de mudança da subjetividade do professor e como isso afeta a sua transformação em um bom profissional. O objetivo é pesquisar e trabalhar os dados, para levá-los às faculdades de educação. “Temos que considerar as condições subjetivas, o que o professor conhece, necessita. Não podemos mudar uma técnica sem conhecer quem são eles, qual a sua realidade”, explica.
Genir Genaro Lemos, de Campo Grande, é uma professora que está sempre em busca de novos conhecimentos. Com 37 anos dedicados ao magistério, ela acredita que os educadores devem atualizar-se, a fim de se adequar ao rápido avanço da tecnologia. Em sua opinião, os professores precisam estar preparados para lidar com alunos que possuem grande quantidade de conhecimentos, devido às facilidades que existem para buscar novas informações. “Os alunos sabem muito, em alguns casos até mais do que o professor”, afirma Genir, que já lecionou em cinco escolas estaduais e é graduada em letras e pós-graduada em metodologia de ensino.
A professora destaca também a importância do elo professor-aluno. “A falta de informação por parte dos educadores atrapalha o vínculo com os estudantes. Ao buscar informações novas, fica mais fácil atrair os alunos e estimular a participação e interação dentro de sala”, diz Genir.
Sobre a carga horária do educador, a pesquisadora Clarilza enfatiza que é fundamental que o professor tenha organização, para também se dedicar a seu trabalho, treinamento, programas de capacitação. “Uma das frustrações é que muitas vezes ele se capacita e não consegue aplicar na escola, no seu dia-a-dia”, afirma.
Em Boa Vista, Antônia Zélia Araújo Santos, 38 anos, conseguiu superar a agenda apertada. Há 16 trabalhando com educação, atua hoje como professora multiplicadora. Além de se interessar por cursos e buscar novas capacitações, ela estimula e aplica cursos a outros docentes. Antônia fez curso de pós-graduação a distância em tecnologia da educação, na Universidade do Rio de Janeiro. Para ela, o professor que busca a capacitação é mais dinâmico e sempre tem novidades para expor aos colegas e aos alunos. “Quem não se atualiza acaba tornando as aulas rotineiras e sem grandes atrativos”, defende Antônia. Segundo ela, “a capacitação beneficia principalmente os professores, mas também os alunos”.
Já Viviam Cristine Soder e Gomes, de Morrinhos (GO), sempre teve medo de expor suas idéias e colocá-las no papel, com receio de ser criticada por não ter um grau de formação maior. Concursada há muitos anos, como assistente de ensino, ficou feliz quando foi convidada para trabalhar como professora do pré-escolar, na Escola Municipal Modelo 14 de Maio, mas também preocupada, pois não tinha experiência. Agora, cursando o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil), está mais segura e confiante. “Sei que já posso entrar em uma sala de aula e ensinar às crianças, sem medo de errar. Com os conhecimentos adquiridos no curso, posso dizer com clareza: vale a pena acreditar e ir em busca de nossos ideais”, afirma.
Assessoria de Imprensa da Seed
Matéria publicada em:
http://www.mec.gov.br/seed
terça-feira, 21 de outubro de 2008
SEDIS / UFRN PUBLICA EDITAL PARA SELEÇÃO DE NOVOS TUTORES
Prova do Vestibular de EaD 2009
Para vizualizar a prova do Vestibular de EaD 2009, realizado em 19/10, acesse a página www.comperve.ufrn.br , clicle no link Vestibular a Distância 2009 e, em seguida no ícone PROVA.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE
PORTARIA Nº. 851/2008-DG/CEFET-RN Natal/RN, 30 de setembro de 2008.
O DIRETOR-GERAL DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais e
CONSIDERANDO
o teor da Súmula Vinculante nº. 12 do Supremo Tribunal Federal, enunciada na Sessão Plenária de 13 de agosto de 2008, de acordo com o que a cobrança de taxas de matrícula na universidades públicas viola o disposto no art. 206, IV, da Constituição Federal,
R E S O L V E:
SUSPENDER, com efeitos a partir de 1º de outubro de 2008, a cobrança dos valores constantes nos itens 01, 06, 07, 08, 09 e 10 da Tabela de Taxas/Emolumentos anexa à Resolução nº. 06/2005, de 17 de fevereiro de 2005, do Conselho Diretor desta Instituição.
ITEM ESPECIFICAÇÕES VALOR (R$)
01 DIPLOMA ESCOLAR (1ª e 2ª VIAS) 10,00
06 MATRÍCULA VIA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO 60,00
07 MATRÍCULA DE INGRESSANTES VIA PROCESSO SELETIVO 20,00
08 RENOVAÇÃO/REABERTURA DE MATRÍCULA 10,00
09 RENOVAÇÃO/REABERTURA DE MATRÍCULA FORA DO PRAZO 20,00
10 TRANCAMENTO DE MATRÍCULA 20,00
DÊ-SE CIÊNCIA, PUBLIQUE-SE,
CUMPRA-SE E REGISTRE-SE.
BELCHIOR DE OLIVEIRA ROCHA
Diretor-Geral
domingo, 19 de outubro de 2008
COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR
PROCESSO SELETIVO PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA PARA INGRESSO EM 2009
GABARITO OFICIAL PRELIMINAR
1 A / 2 C / 3 D / 4 B / 5 B / 6 C / 7 D / 8 A / 9 A / 10 C /
Natal, 19 de outubro de 2008.
sábado, 18 de outubro de 2008
Amanhã, 19 de outubro de 2008, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN realiza aqui na cidade de Luís Gomes o maior Vestibular de EaD do Pólo de EaD . Farão prova em nosso Pólo mais de mais 600 candidatos, haja vista que os inscritos para o recém criado Pólo de Marcelino Vieira também farão prova em nossa cidade.
Teremos prestando o exame Vestibular de EaD um total de exatos 608 candidatos, sendo que desse total 420 disputam as 100 vagas do nosso Pólo – Pólo UAB de Luís Gomes e 188 as 100 vagas do recém criado Pólo UAB de Marcelino Vieira.
As provas serão aplicadas em duas escolas: Colégio Municipal Pe. Osvaldo (Salas de 01 a 11) Av. Senhora Santana, 17 e na Escola Estadual Coronel Fernandes (Salas de 12 a 17) Rua Professor Francisco Jácome de Lima , S/N, ambas no centro da cidade.
O acesso ao local onde se realizarão as provas ocorrerá das 8 hras às 8h30min, não sendo permitido o acesso do candidato que chegar após às 8h30min, logo o mesmo estará eliminado do Vestibular.
Por fim desejamos a todos os inscritos muito sucesso. Boa Prova!
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
III Encontro de Iniciação Científica dos Estudantes de Gestão Ambiental a Distância do CEFET-RN/UAB
TEMA CENTRAL
PLANEJAMENTO E SUSTENTABILIDADE:
Caminhos para o Desenvolvimento
EIXOS:
1. Sustentabilidade do semi-árido (Orientador: Jailton)
2. Políticas públicas e gestão ambiental (Orientadora: Érika)
3. Turismo e meio ambiente (Orientadoras: Marjorie e Janiere)
4. Indústria e questões ambientais (Orientadoras: Agripina e Francimara)
Os alunos devem entregar:
· Problemática e delimitação do tema
· Justificativa
· Metodologia
· Resultados esperados
· Bibliografia
A Coordenação
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Curso de Matemática e Física
COMUNICADO
Caro Aluno,
Como é de seu conhecimento ao longo do curso você tem que comprovar a participação
A Coordenação
A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN - torna público, para conhecimento de
todos os classificados no processo seletivo acima especificado, que:
1. O cadastramento dos candidatos classificados no Processo Seletivo para Educação Superior a Distância, para
ingresso no primeiro período letivo do ano de 2009, será realizado obedecendo ao disposto a seguir:
(...)
1.4. Para os candidatos classificados no Processo Seletivo para o Pólo de Luiz Gomes/RN: no Pólo de Luiz Gomes, Avenida Senhora Santana, 17, Centro, Luiz Gomes/RN, de 27 a 28 de novembro de 2008, das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas
2. O cadastramento somente será efetivado se o interessado entregar, toda e de uma só vez, no prazo, horário e local estabelecidos nos itens 1.1 a 1.7 deste edital, os seguintes documentos:
2.1. Diploma ou Certificado ou Certidão de conclusão do ensino médio ou equivalente (uma cópia legível e autenticada);
2.2. Histórico Escolar do ensino médio (uma cópia legível e autenticada);
2.3. Carteira de Identidade (uma cópia legível e autenticada);
2.4. Cadastro de Pessoa Física – CPF: (uma cópia legível e autenticada);
2.5. Certidão de quitação eleitoral, fornecida pelos órgãos da Justiça Eleitoral, ou obtida pelo site
www.tse.gov.br;
2.6. Prova de estar em dia com as obrigações relativas ao serviço militar, para os candidatos do sexo masculino menores de 45 anos (uma cópia legível e autenticada);
2.7. Prova de ser professor em exercício nas redes públicas de ensino para os candidatos classificados nos cursos a que se refere o item 2.1 do Edital do Processo Seletivo para Educação Superior a Distância na UFRN para ingresso no ano de 2009, de 05 de agosto de 2008.
Parágrafo único. No prazo, horário e local estabelecidos nos itens 1.1 a 1.7 deste edital, estando
impossibilitado de entregar os documentos exigidos nos sub-itens 2.1 a 2.7 deste edital, o candidato poderá assinar termo de compromisso, em que se obrigará a enviar as cópias legíveis e autenticadas, comprovado por postagem via Aviso de Recebimento (AR), para a Direção do Departamento de Administração Escolar da Pró-Reitoria de Graduação, localizado no Prédio da Reitoria, Campus Universitário, Avenida Senador Salgado Filho, s/n, Bairro de Lagoa Nova, CEP 59078-900, Natal (RN), com prazo de chegada no endereço acima até 16 de dezembro de 2008,
independente da data de postagem, sob pena de indeferimento do cadastramento.
3. Em nenhuma hipótese, serão aceitos pedidos de cadastramento em prazos, horários e locais diferentes dos indicados neste edital.
4. O cadastramento poderá ser realizado mediante procuração do interessado, passada por instrumento público ou particular.
5. Serão publicadas, em 18 de dezembro de 2008, no Quadro de Avisos do DAE, nos pólos e nos endereços eletrônicos www.prograd.ufrn.br, www.comperve.ufrn.br e www.sedis.ufrn.br, convocações para o remanejamento de vagas não preenchidas, para cumprimento do estabelecido no item 40 do Edital do Processo Seletivo para Educação Superior a
Distancia na UFRN para ingresso no ano de 2009 de 05 de agosto de 2008, e o cadastramento relativo a essas convocações será realizado de acordo com a seguinte programação:
5.1 Para os candidatos classificados para os Pólos de Caicó, Luiz Gomes, Marcelino Vieira e Martins: no Centro de Ensino Superior do Seridó, Campus de Caicó, Caicó/RN, em 12 de janeiro de 2009, das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
5.2 Para os candidatos classificados para os Pólos de Extremoz, Lajes e Nova Cruz: no Departamento de Administração Escolar da Pró-Reitoria de Graduação, localizado no Prédio da Reitoria, Campus Universitário, Avenida Senador Salgado Filho, s/n, Bairro de Lagoa Nova, CEP 59078-900, Natal /RN, em 12 de janeiro de 2009, das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
5.3 Os documentos para o cadastramento são os mesmos descritos nos itens 2.1 a 2.7 deste edital.
6. Os candidatos cadastrados que não efetuarem matrícula no período letivo 2009.1 terão seus cadastros cancelados conforme o artigo 178 da Resolução nº 103/2006-CONSEPE de 19/09/2006.
Natal, 19 de outubro de 2008.
Mirza Medeiros dos Santos
DIRETORA DO DAE
V I S T O:
Virginia Maria Dantas de Araújo
PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
OBS.: Para ler na sua totalidade acesse a página da SEDIS: www.sedis.ufrn.br
COMUNICADO URGENTE
Conforme mensagem enviada pela Coordenadora do Curso,Professora Narla Musse, os alunos que estão sem nota em software, devem enviar as atividades novamente, até às 20 horas de hoje, 16 de outubro. Entendemos que quem fez deve ter esse material no computador e só precisa reenviar.
A Coordenação
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
terça-feira, 14 de outubro de 2008
15 DE OUTUBRO: DIA DO MESTRE DOS MESTRES
Caro Educador,
Quando ainda éramos estranhos a árdua e sublime missão de educar, dissemos assim: Quando crescermos ... queremos ser Professor. E juntos fomos unidos por um sonho que não sabíamos bem descrever. Hoje compreendemos que para este sonho não existe tradução, ele deve ser sentido, vivido...Porque a Educação é um rio de sensações e descobertas. Juntos, ao longo do tempo, descobrimos que escolhemos um caminho difícil ... Pois aprender a aprender com o outro, exige de nós, sabedoria, humildade, capacidade ...
Ser Professor é viver milhares de vidas no aprendizado constante, é trazer no peito a eternidade, para repartir saberes, tendo sempre à mão, o “livro”, bálsamo da educação e da aprendizagem. A educação que é o passaporte da vida, a porta de saída para um mundo melhor. E que nós, educadores deste novo milênio, possamos exercer nossa profissão com humildade, respeito, benevolência sem nos prender a retribuição ou distinção alguma, colocando o educando sempre em primeiro lugar. Enfim peçamos ao “Mestre” da ciência e da vida, que ensine-nos: que o importante não é sermos educadores de sucesso e sim educadores de valor.
Parabéns!!!!
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
COMUNICADO
Caros alunos,
Continuem a fazer as atividades, participar dos fóruns, frequentar os pólos e interagir com os professores e tutores.
Caso o número de alunos reprovados em até 3 disciplinas seja muito alto, faremos uma reunião com a direção de ensino e tentaremos arrumar alternativas para que esses alunos possam prosseguir no curso.
Em breve disponibilizaremos as instruções para a dependência.
Garanto a vocês que faremos todo o esforço possível para que esses atrasos não se repitam nos próximos períodos.
Um grande abraço a todos.
Narla Musse
domingo, 12 de outubro de 2008
UAB reúne coordenadores de pedagogia
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) inicia nesta terça-feira, 7, o 1º Encontro de Coordenadores do Curso de Pedagogia. Realizado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), o evento reúne representantes de 28 instituições federais e estaduais de educação superior.
Durante o encontro, que se estende até a quarta-feira, 8, os participantes vão discutir a implantação do curso, sua metodologia e a produção de materiais didáticos. “O objetivo é acompanhar mais de perto o andamento do curso em todos os pólos”, explicou o coordenador da UAB, Celso Costa.
Com mais de 40 mil alunos, a UAB é um programa do governo federal que visa expandir e interiorizar a oferta de cursos de educação superior por meio da educação a distância. O programa já está com 291 pólos espalhados em todo o Brasil.
Até o fim deste ano, o programa vai expandir sua capacidade de atendimento acrescentando mais 271 pólos de apoio presencial. Com isso, a UAB vai atingir a marca de 562 pólos. O número representa um aumento de 93% em relação a 2007. Ao atingi-lo, o governo terá percorrido mais da metade do caminho (67%) para alcançar a meta de 830 pólos até 2010, o que consolida o programa.
Destinado principalmente à capacitação de professores da rede pública de ensino, cerca de 90% dos cursos serão de licenciatura. Para se inscrever no processo seletivo, os alunos devem procurar as instituições de ensino superior que oferecem os cursos. Mais informações no portal da UAB.
Renata Chamarelli
Matéria publicada em: http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=com_content&task=view&id=11355&interna=6
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Curso de Tec. em Gestão Ambiental
Caros alunos,
Segue algumas orientações para a realização do III Encontro de Iniciação Científica repassada pela Coordenadora do Curso de Tec.
01 - O tema central é: PLANEJAMENTO E SUSTENTABILIDADE: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO ;
02 - Pretende-se trabalhar dentro dos seguintes eixos:
1 – Sustentabilidade do semi-árido – Orientador: Jailton
2 – Políticas públicas e gestão ambiental – Orientadora: Érika
3 – Turismo e meio ambiente – Orientadoras: Marjorie e Janiere
4 – Indústria e questões ambientais – Orientadoras: Agripina e Francimara
03 - Os grupos devem ser formados em no máximo 5 alunos. Não serão aceitos trabalhos individuais;
04 - Cada professor deverá orientar, no máximo 6 grupos (preferencialmente distribuídos por todos os pólos);
05 – Vocês ( ALUNOS) devem se reunir no pólo e junto com a coordenação e os tutores presenciais se organizarem em grupos e escolher o eixo temático de sua preferência. Colocando a problemática do trabalho, a justificativa da escolha e a metodologia do trabalho;
06 - Após a escolha do eixo e definição dos componentes dos grupos, o Coordenador de Pólo deverá enviar um e-mail para a coordenação, com cópia para todos os professores orientadores e tutores, com os dados referentes ao item 3 (nome dos alunos por grupo, o eixo escolhido, orientadores, problemática, justificativa e a metodologia de trabalho);
07 - Vocês terão até dia 19 de outubro para essas definições iniciais;
08 - No dia 21 de outubro, faremos uma reunião com os professores e definiremos as orientações e adequações das temáticas de acordo com a área de cada professor;
09 - Até dia 27 de outubro disponibilizaremos no Moodle as orientações gerais com os grupos, orientadores e eixos escolhidos;
10 - Posteriormente, até o dia da apresentação, vocês estarão em contato com os orientadores e seus tutores, através de e-mails e chats abertos exclusivamente com a finalidade de lhes orientar;
11 - Lembramos que dessa vez, os trabalhos deverão ser escritos dentro das normas da Revista Holos.
Um grande abraço
Narla Musse
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
domingo, 5 de outubro de 2008
sábado, 4 de outubro de 2008
Com mais de 40 anos de experiência em educação, José Cerchi Fusari* defende a retomada do planejamento educacional como uma atividade realizada durante todo o ano letivo e não somente no início. Professor doutor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Fusari trabalhou sistematicamente na formação de pedagogos, professores e pesquisadores. É doutor em educação pela USP, mestre em filosofia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), formado em pedagogia pela PUC–SP e egresso das antigas escolas normais de formação de professores. Além da longa experiência em ensino fundamental, médio e superior, no momento coordena na FEUSP o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores (GPEFE).
JP - O que se entende por planejamento de ensino? Qual o seu conceito?
JCF - A maioria das escolas brasileiras organiza no começo do ano uma semana de planejamento. Isso tem um lado positivo e negativo. Como não há uma cultura de planejamento, isso acaba limitando-o àquilo que acontece somento no início do ano letivo. Planejar não pode ser caracterizado como uma atividade datada e situada, deve ser um processo mais amplo, caso contrário, cairemos no “repentismo pedagógico” em que as escolas vivem de improvisos.
Sendo assim, o planejamento pode ser definido como um processo permanente, crítico e reflexivo vivenciado pelos educadores, em especial, nos 200 dias letivos e para além deles. É muito mais amplo do que a elaboração de planos e projetos. O planejamento é uma atitude, um valor que damos ao pensar, ao refletir. Ao fazer isso, valorizamos os educadores enquanto protagonistas do processo de educação escolar.
Atualmente, o planejamento escolar está estigmatizado como uma tarefa supérflua, desnecessária e burocrática. Entretanto, é importante recuperar a identidade do planejamento na escola como uma vivência, uma atitude. O planejamento transformado em cultura vai propiciar bons projetos, planos de aula e planos de ensino.
JP - É importante a participação da comunidade e dos conselhos escolares na hora de formular o plano de ensino? Como eles podem contribuir?
JCF - Toda escola se organiza a partir de um currículo formal, o qual serve de base para a construção de um Projeto Político Pedagógico (PPP). A construção deste projeto deve ser feita coletivamente, de maneira participava, costurada com a comunidade na qual a escola está inserida. Por isso, podemos dizer que o projeto é uma obra aberta. O PPP está sempre sendo reinventado porque a relação da escola com a comunidade é dinâmica.
A comunidade pode contribuir de várias formas. Sabemos que existem escolas muito fechadas em relação a comunidade, mas tem escolas que conseguem ter um diálogo mais aberto. Para isso, há formas instituídas como os conselhos escolares, que funcionando democraticamente, estabelecem um canal de comunicação rico e saudável para a escola. A escola tem que ir além do que é a expectativa da comunidade. O PPP tem uma função tripolar: está voltado para a educação dos alunos, mas também para a educação dos professores e da comunidade. Assim a comunidade se torna co-responsável pela escola e seu projeto pedagógico.
JP - O que deve ser levado em consideração na hora de montar um plano escolar, curricular e de aula?
JCF - O fundamental não é decidir se o plano será redigido no formulário x ou y, mas assumir que a ação pedagógica necessita de um mínimo de preparo, mesmo tendo o livro didático como um dos instrumentos comunicacionais no trabalho escolar em sala de aula. É importante desencadear um processo de repensar todo o ensino, buscando um significado transformador para os elementos curriculares básicos:
Princípios educacionais – Estão presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Entretanto, é interessante que a escola se reúna e reescreva os princípios levando em consideração as situações locais. Os princípios são o ponto de partida do processo de elaboração de um plano escolar e é interessante que acompanhe todo o processo de planejamento escolar.
Objetivos – Estes são os pontos de chegada, onde se pretende chegar com as atividades da escola, de cada disciplina e das aulas.
Conteúdo – É necessário também prever o conteúdo como um recorte do conhecimento que fará parte de cada disciplina. Conhecimento este produzido históricamente pela humanidade.
Métodos de ensino – Concomitante a definição dos objetivos que constituem o ponto de partida para qualquer método de ensino, cumpre ao professor e supervisor o planejamento de técnicas, instrumentos, procedimentos, situações e experiências de ensino que visam engajar o aluno em situações capazes de produzir aprendizagens crítico-reflexivas.
Avaliação – A avaliação é o processo pelo qual a escola e os professores procuram determinar a qualidade e quantidade de mudanças efetuadas na aprendizagem dos educandos, sempre tendo como referência os princípios, objetivos, conhecimentos, metas e sistemas de avaliação. As situações de avaliação são mais facilmente escolhidas e planejadas quando os objetivos são bem definidos.
JP - Qual plano deve ser prioritário: escolar, curricular ou de aula?
JCF - Os três tipos de plano se complementam, se interpenetram e compõem o corpo do plano de currículo da escola. Entretanto, na prática das unidades escolares, devido à quase total falta de condições de trabalho docente, a elaboração dos planos escolar, de curso e de ensino tem-se revelado complexa, fragmentada, longe mesmo, em alguns casos, daquela organicidade desejada para o processo de ensino e aprendizagem.
Na atual conjuntura problemática em que se encontram a escola, vamos estimular os professores a prepararem as suas aulas, garantindo, deste modo, um trabalho mais interessante e produtivo no processo ensino e aprendizagem, no qual o professor seja um bom mediador entre os alunos (com suas características e necessidades) e os conteúdos do ensino.
*jcfusari@usp.br
(Renata Chamarelli)
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
XIV Cientec 2008 ocorre entre dias 20 e 24 de outubro
Começa próximo dia 20 de Outubro seguindo até o dia 24, a décima quarta edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CIENTEC/UFRN). A Cientec neste ano terá como tema "Universidade e Diversidade: 50 anos da UFRN na construção do Rio Grande do Norte" prestando uma justa homenagem ao cinqüentenário da instituição e reafirma sua sincronia com as fronteiras do conhecimento, com o desenvolvimento social e a solidariedade humana.
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Caravana de Marcelino Vieira visita nosso Pólo
Ontem, 01 de outubro, recebemos em nosso Pólo UAB de Luís Gomes – RN a ilustre caravana do município de Marcelino Vieira, composta pela Secretária de Educação – Professora Liduina Fernandes, Coordenador do Pólo UAB de Marcelino Veira – Professor Romualdo Antonio Carneiro Neto e Professora Maria do Socorro Silvestre que vieram conhecer in loco as instalações de nosso Pólo, haja vista que o município de Marcelino Vieira passa a contar com um Pólo UAB.
Na ocasião foi apresentada toda a infra-estrutura física e humana do Pólo, além de um relato sobre a nossa experiência enquanto integrantes desse processo de formação superior por meio da educação a distância – EaD.
Por fim desejamos a todos que constituem e que constituirão o Pólo UAB de Marcelino Vieira muito sucesso e, a certeza que vale a pena unir forças e buscar a cada instante parcerias para o fortalecimento desse projeto grandioso que é a UAB, pois afinal estamos (Luís Gomes e Marcelino Vieira) com as duas melhores instituições de ensino de nosso estado, entidades credenciadas pela avaliação criteriosa do INEP e pelos inúmeros alunos que por lá passaram e que hoje são excelentes profissionais nesse Brasil a fora.
Vamos juntos lutar pela democratização de acesso, permanência e oportunidade real de aprendizado de todos aqueles que dependem de nossa força para trilhar com determinação o caminho indescritível do conhecimento, que não deve ser um privilégio de poucos, mas um direito de todos e de cada um. Façamos história na história da educação a distância.
MEC regula cursos a distância
O juiz federal Novély Vilanova da Silva Reis, da 7ª Vara do Distrito Federal, revogou na quarta-feira, 24, liminar que permitia à Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) oferecer cursos de educação a distância sem autorização do Ministério da Educação. A liminar fora concedida à Sociedade Educacional Cidade de São Paulo (Secid), mantenedora da universidade.
O Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, atribui à Secretaria de Educação a Distância (Seed) a responsabilidade pela regulação e supervisão da oferta de cursos de educação a distância em todo o país. A Unicid é credenciada pelo MEC para oferecer cursos superiores a distância em São Paulo, Mato Grosso, Pará e Bahia. Em 2007, a instituição abriu cerca de cem pólos em estados nos quais não está autorizada a atuar. A Seed decidiu recorrer e foi contestada na Justiça pela Secid.
O juiz, no entanto, entendeu que as medidas adotadas pela Seed (interrupção da oferta dos cursos e transferência de alunos) não violaram nenhum princípio constitucional. “Mesmo porque, anteriormente, a impetrante fora intimada (15 de fevereiro) a ‘interromper quaisquer processos seletivos relativos aos pólos irregulares’ (...).”
Para o secretário de Educação a Distância, Carlos Bielschowsky, o MEC espera que as instituições de educação superior ofereçam cursos de educação a distância de inequívoca qualidade. Segundo ele, isso vem acontecendo na maior parte dos casos, o que contribui para o desenvolvimento do país. “Entretanto, foram identificadas algumas ofertas que não satisfaziam os critérios de qualidade e legalidade”, afirmou. “Para esses casos, o MEC cumprirá a função de preservar o interesse da população brasileira.”
Assessoria de Comunicação Social
Matéria publicada em: http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=com_content&task=view&id=11312&interna=6
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Gildson - Tutor
Segunda-feira: 07 à 11h e 13h às 17h.
Terça-feira: 13h às 17h.
Sexta-feira: 07 à 11h e 13h às 17h.
Jailton - Professor
Segunda-feira; 18h às 22h
Terça-feira: 18h às 22h
Quinta-feira: 18h às 22h
Sábado: 14 às 18h.
E-mail: ead.economia@cefetrn.br
Olá caros amigos, colegas do Pólo UAB de Luís Gomes - RN e internautas em geral. Hoje refiz toda o layout do blog, também foram adicionados novos Links, como o da Rádio Universitária e o Domínio Público, site este que está para ser tirado do Ar por falta de acessos, e que contém um conteúdo riquíssimo para estudantes e muitos outros. Adicionados ainda novo CONTADOR DE ACESSOS, novo MURAL DE RECADOS e muito mais. Coloquei ainda uma enquete para poder avaliar o que vocês acharam do novo Visual.
CONTO COM VOCÊS!!! VOTEM!!!
#tbt da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...
-
Curso de Especialização em Gestão Pública é iniciado com a presença marcante do alunado À noite do último dia 26 de março foi marcada pe...
-
MEC faz campanha para resgatar imagem do ENEM Começou a ser veiculada no último dia 11 uma campanha do MEC (Ministério da Educação) para ...
-
Novos projetos fortalecem o ensino à distância no IFRN Na foto Professor Franklin Miguel (esquerda) - Coordenador do Polo Universitário de ...