Quem sou eu

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Atividades de AACC no dia 27 de agosto

AACC - 01

ATIVIDADES

Uma agenda para o Brasil e para o Nordeste

RESUMO

Tânia de Araújo Bacelar, conferida na I Conferencia Nacional de Políticas Públicas contra a pobreza e a desigualdade.

Será exibido aos alunos o vídeo da Palestra de Tânia Bacelar e, em seguida ocorrerá debate sobre o tema.

PROFESSOR - Diego Fiel

CH - 8h

HORA - 8:00 – 12:00 e 14:00 – 18:00 (manhã e tarde)

VAGAS - 30

AACC - 02

ATIVIDADES

Conhecendo, entendendo e aprendendo sobre Software Livre

RESUMO

Pior que ignorar é ser ignorante em relação ao software livre. Mesmo quem não o utiliza diretamente, certamente goza de seus benefícios ao acessar uma pagina na internet, usar um sistema bancário ou assistir a um filme com efeitos gráficos digitais. Compreendê-lo é saber mais sobre a solidariedade, o capitalismo e as possibilidades técnicas dos dias atuais. Em busca dessa compreensão, iremos discutir a filosofia por trás do software livre e trabalhar seu aprendizado através da utilização prática de programas diversos: substitutos gratuitos, simples e eficientes dos softwares pagos dos quais nos habituamos a fazer uso.

PROFESSOR - Eugenio Pacelli

CH - 8h

HORA - 8:00 – 12:00 e 14:00 – 18:00 (manhã e tarde)

VAGAS – 30

Observação: Inscrição na página de AACC.

UFRN/SEDIS reúne coordenadores de Polo e avalia a ações da EaD


Durante os dias 18 e 19 de agosto a equipe da Secretaria de Educação a Distância – SEDIS – juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, reuniu no auditório da própria instituição, todos os coordenadores de Polo do RN com o objetivo de avaliar as ações que estão sendo desenvolvidas pela UAB/UFRN/EaD.

O Encontro foi aberto pela Professora Carmem Rego, Secretária Geral da SEDIS, que destacou a necessidade do fortalecimento da base de dados da EaD, devendo cada coordenador de Polo manter sempre atualizado os dados no Sistema de Informações da Universidade Aberta do Brasil - SISUAB, e além de esclarecer sobre o remanejamento da Universidade Aberta do Brasil - UAB, para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, dentre outros assuntos.

O debate tratou das prováveis mudanças que deverão acontecer no tocante à avaliação, com vista a legitimar cada vez mais a EaD, imprimindo-lhe autenticidade incontestável a sua já adquirida qualidade.

A previsão do novo vestibular também configurou como um dos mais importantes temas do debate com a previsão de oferta referendada inicialmente pela CAPES, que aponta o Polo Universitário de Luís Gomes como dos mais adequados, para receber a oferta dos cursos de Educação Física (NOVO), Pedagogia (NOVO), além da continuidade dos já existentes: Biologia, Geografia e Física.

As vagas para os cursos elencados serão divididas em demanda social (concluintes e egressos do Ensino Médio) e para professores (via Plataforma Freire). Estima-se que o certame deverá ser deflagrado entre o final de outubro e início de novembro.

O encontro foi encerrado com o debate e a apresentação das datas de realização do I Encontro dos Estudantes da Educação a Distância da UFRN, que acontecerá por região, sendo: 1 - Meso Região Oeste Potiguar (15 e 16 de outubro) sediada em Martins, com a participação dos Polos de Luís Gomes, Marcelino Vieira e Mossoró; 2 – Mesorregião do Central Potiguar (05 e 06 de novembro) sediada em Caicó, com a participação dos Polos de Nova Cruz e Caicó; 3 – Mesorregião do Leste Potiguar ( 03 e 04 de dezembro) sediada em Macau, com a participação dos polos de Extremoz, Lajes, Parnamirim, Grossos e Nata. Esse I Encontro dos Estudantes da Educação a Distância da UFRN visa reunir estudantes da educação a distância da UFRN para reflexões sobre a EaD.

Na análise do Professor Franklin Miguel Fernandes, Coordenador do Polo Universitário de Luís Gomes, “fica evidente que a absorção da UAB pela CAPES como um sinal claro dos propósitos positivos da EaD. Uma modalidade de ensino que veio para ficar seja na atual estrutura , seja na forma de um sistema bimodal, oportunizado ao aluno a escolha da modalidade que melhor se adéqua a seu perfil. Importa ressaltar que, para os Polos de Apoio Presencial continuarem ativos deverão seus mantenedores ficarem atentos para o estabelecimento da presença da UAB no município como uma política permanente de formação de professores, construindo permanentemente, profissionais capazes de oferecer sustentação e aprimoramento educacional para o bom desenvolvimento de nosso município”.

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...