Quem sou eu

quinta-feira, 17 de maio de 2012


Educação, mais do que renda, determina a inclusão digital no Brasil, diz pesquisa
A chance de um brasileiro com nível superior acessar a internet é cem vezes maior do que a de um analfabeto
Da revista Ache Seu Curso
     A pesquisa "Mapa da Inclusão Digital", realizada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, com o apoio da Fundação Telefônica/Vivo, e divulgada ontem, mostrou que a exclusão digital do brasileiro é determinada muito mais pela escolaridade que ele tem do que pela renda.
     Segundo a pesquisa, coordenada por Marcelo Neri, "educação é a grande variável que determina a diferença no acesso, mais do que as faixas de renda. A chance de uma pessoa com pelo menos superior incompleto acessar a rede é de 100,8 vezes maior que a de um analfabeto, e mesmo 6 vezes maior do que aqueles com pelo menos ensino médio incompleto.".
     Na avaliação por faixa de renda, a pesquisa aponta que o abismo que exclui os mais pobres do acesso à internet, embora grande, mostrou-se menor do que aquele que exclui os que não têm estudo: "A chance de acesso de alguém da classe AB é 11,8 vezes superior a alguém da classe E e 4,5 vezes aquelas de alguém da classe C."
     A pesquisa também verificou que uma pessoa nas metrópoles apresenta 50% a mais de chances do que nas demais áreas urbanas de estar conectado. Além disso, homens têm 118% a mais de chances de estarem conectados do que mulheres. De qualquer forma, de modo geral o acesso tem crescido no país, pois a pesquisa verificou que atualmente a chance de um brasileiro estar conectado é 152,4% superior àquela observada três anos antes.
     É interessante constatar também que a exclusão não se dá necessariamente por falta de acesso. O motivo mais freqüente para não acessar a rede foi o de que a pessoa não quis ou não achou necessário (33,14%), e o segundo o de que não sabia (31,45%). O terceiro motivo apontado foi o de falta de acesso ao computador (29,79%)
     O estudo foi realizado a partir dos partir dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Leia o estudo completo aqui.

(Matéria publicada no portal www.acheseucurso.com.br)

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...