Quem sou eu

domingo, 23 de maio de 2010

MEC cria exame de seleção para professores da rede pública


O Ministério da Educação está desenvolvendo o projeto de um concurso nacional de seleção para professores da rede pública de ensino. Segundo a coordenadora-geral de instrumentos e medidas educacionais do Inep, Gabriela Moriconi, educadores do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e infantil serão selecionados nas primeiras edições do programa. Depois, o projeto pode abranger também os anos finais da educação fundamental e ensino médio.
O Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente começa a ser realizado em 2011. Um sistema de consulta pública será divulgado no site do Inep nesta quarta-feira. O documento apresentará a concepção do exame e seus temas.
O Insituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) será responsável pela seleção. De acordo com Gabriela, existirá um banco de questões, onde secretários e professores poderão dar sugestões. Especialistas juntamente com a equipe técnica do Inep irão fechar a matriz. A prova vai reunir temas como metodologia de ensino, políticas educacionais, e conteúdos específicos.
O exame acontecerá uma vez por ano e as secretarias que aderirem é que vão decidir se a seleção terá fase única ou usarão a prova como fase do processo. "Não é um sistema único de contratação de professores. Os Estados vão decidir também se serão selecionados os 100 primeiros colocados ou se serão classificados somente os que tiveram nota acima de um valor", disse a coordenadora.
Gabriela explica que o MEC já tem políticas de formação de docentes, e que os resultados vão inclusive ajudar na elaboração de melhorias. Uma pesquisa internacional foi realizada para criar o programa. Países como Cuba, Chile e Canadá, que buscam um padrão de professores, foram analisados.

Fonte: www.terra.com.br

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...