Quem sou eu

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Aberta inscrições para a formação de professores da rede pública em Educação para as Relações Étnico Raciais

O professores/as da rede pública com interesse em discutir temáticas relacionadas à Educação para as Relações Étnicoraciais tem uma nova oportunidade para se inscrever na Formação em Relações Étnicorraciais na Escola. Até o dia 03 de agosto (Polo Universitário de Luís Gomes / PUAP – Avenida Senhora Santana, 17 / Luís Gomes – RN / Horário – tarde e noite / com Aldenice ou na Secretaria Municipal de Educação / Rua Cel. Francisco Germano, 141 / Luís Gomes – RN /Horário manhã e tarde / Com Zildamir ou Alex ), podem procurar as Coordenadorias dos Pólos UAB UFRN das cidades em que o curso ocorrerá e realizar a sua inscrição.

Os/as interessados/as devem seguir os seguintes procedimentos:

(1) preencher uma ficha de inscrição disponível no Pólo e obter o aval do/a diretor/a de sua Escola;

(2) enviar carta com breve justificativa para participação no curso;

(3) Cópia do RG, CPF e contracheque.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Integrando a Rede de Educação para a Diversidade do Ministério da Educação (MEC), a Formação em Educação para as Relações Étnicorraciais será oferecida na modalidade semipresencial a partir de agosto deste ano para sete Pólos de Apoio Presencial do Programa Universidade Aberta (UAB) no Estado do RN: Grossos, Guamaré, Luís Gomes, Martins, Natal, Parnamirim e Caraúbas.

A formação em Educação para as Relações Étnicorraciais está prevista para iniciar em agosto e se entender até dezembro de 2011, totalizando 200 horas de carga horária. As aulas serão ministradas por meio de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) por professores vinculados à UFRN, com formação nas áreas afins à temática do curso. Tutores presenciais e à distância integram a equipe pedagógica. Além das aulas online, haverá dois encontros presenciais, em que serão discutidas as temáticas do curso e realizadas oficinas que possibilitem aos professores-cursistas construir um novo olhar sobre a escola, desconstruindo preconceitos e complexificando o entendimento sobre a formação étnica brasileira (com ênfase nas populações afro-descentendes) e o chamado “racismo à brasileira” (suas origens e características).

O curso será realizado por professores do departamento de Antropologia (DAN), em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS). São cinco os módulos da formação: (1) Legislação vigente sobre Escola e Diversidade Socio-cultural brasileira e uso das ferramentas digitais para educação à distância; (2) Introdução conceitual ao curso e história dos movimentos negros no Brasil; (3) O ensino de História da África em Debate; (4) História e Cultura Afro-brasileira; e (5) avaliação presencial do curso. Os conteúdos contemplarão criticamente conceitos fundamentais como os de raça e etnia e sua importância para o conhecimento do mundo social brasileiro.

Para maiores informações:

Prof. Miguel

(84) 9623 3157

E-mail: franklinmiguelfdes@yahoo.com.br

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...