Quem sou eu

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Prezado aluno e comunidade,

O mundo atual prima por um cidadão com uma solida formação, capaz de atuar com firmeza, de construir o novo, assim sendo, convidamos Vossa Senhoria a se inscrever e participar do I Workshop do Polo Universitário de Luís Gomes – PUAP que acontecerá dia 22 de novembro das 8 às 13h com uma série de minicursos e oficinas que seguramente enriquecerão o seu arcabouço de conhecimento, dando-lhe oportunidade de agregar novos saberes.
Para participar do I Workshop do Polo Universitário de Luís Gomes – PUAP o interessado deve fazer a sua inscrição na Secretaria/Coordenação do Polo, de terça a sexta das 13 às 17h e das 19 às 22h e no sábado das 8 às 16h, que se localiza dentro do prédio do Colégio Municipal Padre Osvaldo, pagando uma taxa simbólica de R$ 10,00.
Todos os participantes serão certificados.
Prof. Franklin Miguel Fernandes
Coordenador do PUAP

Profª. Tereza Cristiany Paiva Nunes
Coordenadora do Evento


Quem é o PUAP?

O Polo Universitário de Luís Gomes – PUAP é uma instituição integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, com conceito AA da CAPES – o mais alto conceito dos Polo da EAD, atua com a oferta de cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela UFRN e IFRN, recebendo estudantes de mais de 30 municípios vizinhos a Luís Gomes dos estados do RN, PB e CE.  É mantido pela Prefeitura Municipal de Luís Gomes, que aposta na formação do seu povo para garantir o desenvolvimento.


1 - Minicurso: OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO TEÓRICA E PRÁTICA
Resumo: A proposta central desse minicurso é oferecer aos cursistas uma reflexão acerca dos principais aspectos concernentes aos Quatro Pilares da Educação. Além da teoria, verificaremos práticas metodológicas de uma educação que prima pelo sujeito proativo, protagonista de sua aprendizagem. As discussões terão como fundamentação teórica os princípios de autores como Edgar Morin, Paulo Freire, Moacir Gadotti, Viviane Mosé, dentre outros.
Coordenador/ministrante: Profª.  Especialista - Graça Abrantes 
Carga horária: 6h
Público alvo: Professores, estudantes universitários e demais interessados.
Número de vagas: 30

2 - Oficina: Recreação na escola: uma brincadeira séria.
Resumo: No mundo atual e escravo da tecnologia as atividades recreativas estão cada vez mais extintas, nasce um desafio para a escola, principalmente para o professor de Educação Física, que através de práticas pedagógicas tem a missão de resgatar os momentos de recreação, através de jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais, cultivando a Cultura Corporal do Movimento tirando os alunos do sedentarismo.
Coordenador/ministrante: Prof. Francisco de Freitas
Carga horária: 6h
Público alvo: Estudantes do curso de Educação Física e demais interessados.
Número de vagas: 30

3 - Minicurso: Literatura Infantil: ler, interpretar e gostar.
Resumo: A leitura é um dos caminhos para o conhecimento, e a literatura infantil praticada no cotidiano escolar promove a motivação para trilhar esse caminho, possibilitando o desenvolvimento de habilidades mentais e emocionais, que envolvem a imaginação, criatividade, discernimento, oralidade, leitura, escrita e compreensão de contextos. Sendo assim, este minicurso tem por objetivo conhecer um pouco sobre a literatura infantil, através de discussões, socializações e sugestões de práticas de leitura para o cotidiano escolar.
Coordenador/ministrante: Prof.ª Especialista Tereza Cristiany
Carga horária: 6h
Público alvo: Professores de Educação Básica, estudantes universitários e demais interessados.
Número de vagas: 30

4 - Minicurso:  A licitação na Gestão Pública, não é escolha, é lei.
Resumo: Licitação é um procedimento administrativo que se destina a selecionar a proposta mais vantajosa para contratar com a Administração Pública, com observância do princípio constitucional da isonomia.
Coordenador/ministrante: José Nivaldo da Silva e Cleiedson Ismael
Carga horária: 6h
Público alvo: Gestores, comerciantes, estudantes de Administração e demais interessados.
Número de vagas: 30

5 - Minicurso: Dicas para elaboração de um artigo científico.
Resumo: Orientar os acadêmicos da Graduação e Pós-graduação sobre a publicação de Artigos Científicos procurando estabelecer, de forma sintética, os principais cuidados a ter na escrita do texto científico e formatação, segundo a ABNT.
Coordenador/ministrante: Prof. Davi Gonçalves
Carga horária: 6h
Público alvo: Estudantes universitários, graduados e demais interessados.
Número de vagas: 30

6 - Minicurso: Como preparar e apresentar um seminário.
Resumo: Seminário é a dinâmica de estudo em grupo que visa se aprofundar em um tema, propiciando o debate sobre determinado assunto.
Coordenador/ministrante: Prof.ª Especialista Sandrali Matias
Carga horária: 6h
Público alvo: Alunos a partir do 9 ano e demais interessados.
Número de vagas: 30

7 - Minicurso: LA DISTANCIA ENTRE ESPAÑOL Y PORTUGUÉS
Resumo: Minicurso de Língua Espanhola enfatizando os falsos cognatos, visando contribuir para uma melhor percepção sobre as similaridades e diferenças que circundam os idiomas espanhol e português.
Coordenador/ministrante: Prof. Especialista Ilazáro Figueiredo Nazario
Carga horária: 6h
Público alvo: Alunos do Ensino Médio que se preparam o ENEM e demais interessados.   

Número de vagas: 20

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...