Quem sou eu

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

1º Workshop do PUAP


Tutores do PUAP intensificam visitas de Estágio

Com informações do tutor presencial: Jandeilmo Aires



Tradicionalmente os Cursos de Licenciatura, que visam promover a formação docente, possuem em sua estrutura curricular, uma etapa que constitui-se em um contato dos alunos com a realidade escolar a qual denomina-se Estágio Supervisionado. No Período 2014.2, que ainda está em andamento, os Cursos a distância de Educação Física, Pedagogia, Geografia e Biologia do Polo Universitário de Luís Gomes - PUAP/UFRN iniciaram este processo através da Disciplina Estágio Supervisionado I, o que causou uma alteração na rotina dos tutores presenciais destes cursos, tendo em vista a necessidade de os mesmos realizarem in loco visitas as Escolas Campo de Estágio escolhidas pelos alunos.
Na última terça (04/11) o tutor de Educação Física, Jandeilmo Cleidson, passou o dia inteiro no município de Souza/PB onde 08, dos 28 alunos matriculados na disciplina desenvolvem seu estágio. Na ocasião o tutor visitou as escolas nas quais os alunos realizaram suas atividades, aproveitando a oportunidade para conversar com Direção, Professores Colaboradores e ainda com alguns destes alunos acerca da sua atuação.
 Como conclusão, o tutor presencial Jandeilmo constatou, segundo informações colhidas, o comprometimento e envolvimento dos alunos/estagiários na elaboração e desenvolvimento das tarefas propostas pela disciplina. O tutor ainda ressaltou a boa receptividade de todas as Escolas Campo de Estágio visitadas, considerando este processo como fundamental para a formação dos alunos, tendo em vista que suas atuações se darão, prioritariamente em ambiente escolar.
Nos próximos dias os tutores que ainda não concluíram as visitas de estágio deverão concluir, visitando todas as Escolas Campo de Estágio que estão cadastradas, sendo estas espalhadas na zona urbana e rural de diversos municípios num raio de mais de 130 quilômetros.
Para o coordenador do PUAP, prof. Franklin Miguel Fernandes, o estágio supervisionado é da mais alta relevância, pois permite ao aluno, demonstrar na prática o que aprendeu na academia tendo todo o suporte para corrigir possíveis falhas. E, é nessa disciplina que o tutor presencial de estágio vai a campo visitar todas as Escolas onde estão sendo desenvolvidos o estágio, interagir com os que fazem a escola, para saber da atuação do aluno, estabelecendo assim um vínculo da universidade com as Escolas Campo de Estágio.
Atividades presenciais no PUAP
 nos últimos dias


PEDAGOGIA (24/10) - Aula presencial da disciplina Ensino de Arte.  A aula prática foi relacionada a construção de cenas teatrais em grupos de forma que os integrantes sem trazer nada pronto, no momento que foram instigados, orientados criaram as cenas e apresentaram, assim sendo os sujeitos criadores do conhecimento, como bem pede a tendência educacional progressista defendida por Freire. A aula foi ministrada pela tutora a distância Graciela.

PEDAGOGIA (31/10) - Aula presencial da disciplina Ensino de Arte. Foi explanado o conteúdo que aborda as Artes visuais, sendo explanado a questão das imagens fixa em movimento, entre outras questões pedagógicas. Sendo bem ressaltado o teor pedagógico que as imagens possuem na formação da criança. A aula foi ministrada pela tutora a distância Adeilsa.

GEOGRAFIA (30/10) - Atividade presencial da disciplina Pesquisa e Ensino de Geografia com o prof. Fransualdo, tutora a distância Fabiana e tutora presencial Tereza Cristiany.



 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...