Quem sou eu

terça-feira, 12 de outubro de 2010

CNE cria novas regras para universidades

Instituições têm até 2016 para se adaptar às mudanças


Para manter o título de universidade, as instituições de Ensino Superior devem oferecer no mínimo quatro mestrados e dois doutorados. A decisão foi aprovada pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) na última terça-feira, 5 de outubro. As IES têm até 2016 para se adaptar às novas regras. A mesma data vale para os centros universitários e faculdades.

Também será necessário possuir nota 4, em uma escala que vai até 5, nas avaliações do ministério para o credenciamento. Essas exigências passam a vigorar para o sistema de Ensino Superior, que hoje envolve um total de 144 instituições, com 86 privadas e 58 federais. A única exceção fica com as 37 universidades estaduais e as sete municipais que, por terem regulamentação própria, não precisam seguir a exigência.

As universidades que atualmente não atendem ao requisito sobre a oferta de cursos de mestrado e doutorado poderão ser recredenciadas, desde que ofereçam pelo menos três cursos de mestrado e um de doutorado até 2013. Para elas, é obrigatório chegar em 2016 com quatro mestrados e dois doutorados.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), esse conjunto de regras complementa o novo marco regulatório da educação superior nacional. Entre os objetivos da medida estão a qualificação do setor e o estimulo a produção de pesquisas e novos conhecimentos.

Clique aqui para ler toda a resolução.

Fonte: www.universia.com.br

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...