Quem sou eu

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Feriado do dia dos Mártires altera rotina do Pólo

Caros Estudantes,

Haviamos publicado anteriormente que sábado, 03 de outubro, não haveria atendimento no Pólo em virtude da aplicação das provas do ENEM, só que a aplicação das provas do ENEM foram suspensas, mas mesmo assim não haverá atendimento sábado no Pólo, haja vista ser o dia 03 de outubro feriado estadual. Mas não adianta procurar no calendário, pois o feriado é novo. Trata-se do Dia dos Bem-Aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, instituído pela Lei número 8913/2006, que foi promulgada pela governadora Wilma de Faria em 6 de dezembro de 2006.

Saiba um pouco da história


Segundo a história oficial, em 16 de julho de 1645 o padre André de Soveral e outros 70 fiéis católicos foram cruelmente mortos por centenas de soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis participavam da missa dominical na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, município de Canguaretama, no litoral sul potiguar.Os holandeses eram calvinistas e teriam promovido o massacre por intolerância ao catolicismo.


Três meses depois, em 3 de outubro de 1645, aconteceu outro martírio, no qual 80 pessoas, foram mortas por holandeses, entre elas, o camponês Mateus Moreira. Segundo ficou registrado por cronistas da época, ele teve o coração arrancado pelas costas. O massacre aconteceu na Comunidade Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, distante de Natal 18 km.

O processo de beatificação foi concedido pela Santa Sé no dia 16 de junho de 1989. Em 21 de dezembro de 1998 o papa João Paulo II assinou o decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdotes e 28 leigos. A celebração de Beatificação aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, dia 5 de março de 2000, presidida pelo papa João Paulo II. Cerca de mil brasileiros participaram da cerimônia religiosa.

PÓLO É INSTITUÍDO POR LEI

CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM



 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...