Quem sou eu

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Coordenador fala aos vereadores sobre o Pólo






O Coordenador do Pólo Universitário de Luís Gomes, Professor Franklin Miguel Fernandes, participou da reunião ordinária dos vereadores de Luís Gomes, realizada no último dia 29 de setembro, onde na oportunidade falou aos vereadores explicando-lhes o que é o Pólo Universitário, sua importância para Luís Gomes e região do Oeste Serrano e Sertão Paraibano e, quais as instituições que oferecem cursos no mencionado Pólo.
A princípio o Coordenador destacou que o Pólo Universitário é resultado de uma ação empreendedora e futurista, que nasceu a partir do lançamento do edital nº 01/2005 do Sistema Universidade Aberta do Brasil / MEC, quando o então prefeito de Luís Gomes, Dr. Pio X Fernandes, mostrou-se favorável ao empreendimento de tal forma que os técnicos da Secretaria Municipal de Educação logo elaboraram o projeto e o remeteram para análise da equipe UAB/MEC. A elaboração do projeto contou com o apoio e a efetiva colaboração de todos da Secretaria, destacando-se o envolvimento do Secretário – Franklin Miguel Fernandes, das técnicas – Raimunda Maria de Oliveira Almeida e Zildamir Crisóstomo de Lima e Silva e da Consultora de Projetos – Professora Maria Fernandes Carlos de Oliveira, grande incentivadora do projeto.
Destacou-se também na fala do Coordenador que o Pólo que iniciou suas atividades em 2007 com o Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, oferecido pelo IFRN, hoje contando com os Cursos de Matemática, Física, Biologia e Geografia pela UFRN, estando em curso o processo seletivo para implantação do Curso de Bacharelado em Administração pela UFRN. Em 2010 o Pólo Universitário passará a atuar com a oferta de 5 cursos de especialização, sendo alguns deles inéditos em toda a região de sua abrangência, que se configura hoje em 19 municípios do Alto Oeste Serrano e Sertão Paraibano.
A presença das instituições parceiras: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, uma das 10 melhores do país e do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, instituição que ao longo de sua existência tem sido classificada por diversas vezes como a melhor do Brasil, tem sido uma constante em nosso município, quer com fim administrativo, quer para realizar eventos científicos que envolvem não apenas a comunidade acadêmica, mas de forma substancial estudantes, professores e profissionais da educação. Essas instituições também têm servido de um importante canal de divulgação e promoção do município de Luís Gomes para além fronteiras, pois, por diversas vezes o Pólo de Luís Gomes tem sido notícia no programa IFRN EM FOCO, na TV Universitária e, recentemente foi gravado um documentário que envolve o Pólo de Luís Gomes, pela TV Universitária – UFRN, que será exibido entre 19 e 24 de outubro na XV Cientec, Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN, evento que reúne estudantes, professores, pesquisadores e comunidade.
Deu-se ênfase também ao Projeto “Cinema no Pólo”, uma conquista tanto para o Pólo de Luís Gomes como para a própria cidade, pois estamos falando de um Projeto da Pró-Reitoria de Extensão - o primeiro do gênero a ser implantado pela UFRN na modalidade do sistema UAB, o qual serviu de modelo para a implantação nos demais pólos. O Projeto “Cinema no Pólo”, constitui em sessões de cinema mediadas. E, foi destacado também a Jornada de Conscientização Ambiental, que constitui em um evento de grande repercussão, onde a comunidade acadêmica conclama a sociedade a refletir e agir em defesa do meio ambiente.
A parceria da Prefeitura Municipal de Luís Gomes, órgão proponente, com o FNDE, MEC, CAPES e demais órgãos governamentais também foi destacado pelo Coordenador, que ressaltou em alto e bom som que a Prefeitura de Luís Gomes, tanto na administração “O progresso continua”, do então prefeito Dr. Pio X Fernandes, quanto agora com a administração “Compromisso com o futuro”, do prefeito Dr. Carlos José Fernandes, não tem medido esforços para dar as condições necessárias ao seu funcionamento, custeando, por exemplo, 50 % de todas as viagens de campo exigidas pelas instituições formadoras. E, por fim destacou que o prefeito de Luís Gomes, Dr. Carlos José Fernandes, mesmo em meio à catastrófica crise financeira que atinge os pequenos municípios de todo o país, adquiriu um terreno de 900 metros quadrados, próximo ao Colégio Padre Osvaldo, local onde hoje funciona o Pólo, para dar início às obras que assinalaram o nascer da sede própria do Pólo, haja vista que o Pólo, está habilitado a receber o valor de 250 mil reais, para erguer a parte física dos laboratórios, o que demonstra o compromisso da gestão para a efetivação do Pólo Universitário e, que assim sendo gostaria de contar com o voto de todos os vereadores, para aprovar o projeto de Lei Municipal 018/2009, que institucionaliza o Pólo e cria o Conselho de Pólo.
Concluída a fala do Coordenador, o presidente da Casa, Vereador José Ismar Ferreira destacou o engajamento do Coordenador e, disse: “Professor Franklin Miguel você pode contar com o apoio dessa casa, para melhor ainda mais a educação de Luís Gomes”. E, o vereador Agostinho Bernardo de Araújo destacou o trabalho do coordenador do Pólo e, enfatizou dizendo: “Você, professor Franklin Miguel, é o sucessor de Padre Osvaldo, você defende a educação de nossa cidade com gosto, você não tem hora, não mede esforços e, é sobretudo uma pessoa simples, humilde que faz o que faz, pensando apenas em ver o progresso de nosso município, em ver as pessoas mais humildes terem também o direito de estudar, de freqüentar um a boa Faculdade, coisa que eu não tive, mas que graças a sua luta e a vontade dos nossos governantes Luís Gomes é hoje o que você diz com tanto orgulho CIDADE UNIVERSITÁRIA.

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...