Os trabalhos foram abertos pela Professora Vera Lúcia do Amaral, Secretária de Educação a Distância da UFRN, que na ocasião deu as boas vindas a todos e, disse-lhes da satisfação de recebê-los na nova casa, agora mais bem estrutura para atender a demanda de EaD.
Todos os Coordenadores tiveram a oportunidade de relatar a situação do Polo que administra, apresentando os pontos positivos e negativos.
O Coordenador do Polo de Luís Gomes, Prof. Franklin Miguel Fernandes, destacou em sua fala a consolidação do Polo de Luís Gomes e, confirmou também que está aguardando uma ajuda do Governo Federal para garantir a continuidade do crescimento do Polo e possibilitar a edificação dos laboratórios, haja vista que sem a contribuição do Governo Federal e Estadual fica difícil para os pequenos municípios garantir a efetivação dos seus Polos.
O Prof. Franklin Miguel Fernandes também destacou a necessidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, intervir de forma solícita aos Governos Federal e Estadual para que estes consigam visualizar os Polos UAB dos pequenos municípios brasileiros como sendo responsáveis pelo que há de mais verdadeiro em política de inclusão social, pois a grande maioria dos que hoje são universitários nesses Polos jamais o seriam sem a sua existência. Logo cabe a estas duas grandes instituições, intervir de forma sistêmica na política de financiamento. É importante lembrar que nesses municípios as receitas são mínimas e, em alguns casos não atendem as necessidades mais essenciais para uma oferta aceitável educação básica.