Quem sou eu

domingo, 9 de novembro de 2008

Ensino a distância forma primeira turma

A cerimônia de formatura da turma de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizada na terça-feira, 11, representou um marco na história da instituição. Mais do que uma colação de grau, a solenidade celebrou a graduação da primeira turma a distância da universidade.

O curso integra o consórcio Cederj e também o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), ambos programas que têm como objetivo ofertar cursos superiores a distância, para atender não somente a população afastada dos grandes centros urbanos como também priorizar a formação de professores.

Presente na cerimônia, realizada no auditório Rodolpho Paulo Rocco, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, lembrou que foi o professor Darcy Ribeiro quem propôs esse formato de ensino no país. “Ele foi um dos maiores pensadores do Sistema Universidade Aberta no Brasil. Hoje, aqui, se constrói uma história”, disse. Bielschowsky ressaltou ainda que, por meio da educação a distância, o aluno constrói sua autonomia e chega ao final do curso com capacidade para mudar a realidade em que vive. “Prova disso são as notas dos alunos desta modalidade no ENADE, que são superiores às dos presenciais”, acrescentou.

 #tbt  da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...