domingo, 25 de janeiro de 2009
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Caros Alunos de Gestão Ambiental !
* - 31 de janeiro (08:00 às 09:30hs) - PROVA
* - 07 de fevereiro (08: às 09:30hs) - RECUPERAÇÃO
OBSERVAÇÃO: Só haverá prova de faltosos em caso de GRAVIDEZ DE ALTO RISCO OU DOENÇA INFECTO-CONTAGIOSA.
A Coordenação
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Alunos de Gestão Ambiental ministram palestra sobre “A Importância da Educação Ambiental na Construção do Cidadão” A Prefeitura Municipal de Luís Gomes – RN, por meio da Coordenação do Programa Segundo Tempo está realizando o RECREIO NAS FÉRIAS, um conjunto de atividades recreativas que envolvem todos os beneficiários do Programa, que no caso de Luís Gomes são 800 crianças, oriundas da camada mais vulnerável da sociedade luisgomense. A programação do RECREIO NAS FÉRIAS conta com distribuição de camiseta, boné, jogos, aulas de dança, pintura, artesanato, passeio ecológico e palestra sobre a importância da educação ambiental. Para ministrar as três palestras foram convidadas as alunas do Curso de Tecnologia No transcorrer da palestra foi enfatizada a importância dos 3RS no cotidiano de todo e qualquer cidadão do planeta Terra, ficando a garotada bem consciente do exposto e, comprometida em fazer a sua parte. Parabéns! |
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
A Coordenação
Caros Alunos,
Comunicamos a todos vocês que as pré-matrículas para o 4º módulo ocorrerão nos dias 21 e 22 do corrente mês, no horário das 13 às 17 horas e das 19 às 22 horas, na Sala da Coordenação.
A presença do aluno é indispensável, haja vista que o mesmo deve assinar a mesma, caso não seja possível o mesmo deve passar uma procuração para alguém de reconhecida responsabilidade, que fica incumbido de fazer a mencionada pré-matrícula.
A Coordenação
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Programação do Curso para os tutores novatos – Momento Presencial
06/02 (sexta-feira).
LOCAL: Hotel Monza
08:00 - 08:15
- Apresentação da Equipe envolvida no Curso e Programação Geral.
08:15 - 09:45
- Fundamentos da Educação à Distância, o Sistema de Educação a Distância da UFRN e a Tutoria.
09:45 - 10:00
- Intervalo.
10:00 - 11:00
- A tutoria no Sistema de Educação à Distância da UFRN: A Rotina de trabalho do tutor: Dimensão Pedagógica.
11:00 – 12:00
- A tutoria no Sistema de Educação à Distância da UFRN : A Rotina de trabalho do tutor: Dimensão Acadêmica.
12:00 –13:45
- Intervalo para Almoço.
14:00 -15:30
- Projeto Pedagógico do curso.
15:30 – 15:45
- Intervalo.
15:45 – 18:00
- Interação com os professores das disciplinas.
07/02 (sábado)
LOCAL: UFRN(Laboratórios de Informática)
08:00-10:00- A Interação à distância: Ferramentas de Comunicação Assíncrona e Ambiente da SEDIS.
10:00 –10:15
- IntervaloUFRN(Laboratórios informática)
10:15 – 12:15- Atividades no ambiente virtual (para os tutores orientadores); Atividades de Laboratório (para os tutores de laboratório ou de disciplina experimental).
12:15 – 14:00- Intervalo para Almoço(Laboratório experimental).
14:00 - 17:30- Atividades de Interação Assíncrona no Ambiente Virtual; Atividades de Laboratório (para os tutores de laboratório ou de disciplina experimental).
08/02 (domingo)
Hotel Monza
8:00 - 12:00
-Fechamento do Curso- Rotina e acompanhamento do tutor – Considerações Finais; Orientações para Desenvolvimento de Atividade Avaliativa a Distância; Momento Avaliativo da etapa presencial do Curso.
· Dias 22 e 23 de janeiro, na parte da tarde, sendo das 13 às 17 horas;
· Dia 24 de janeiro, na parte da manhã, sendo das 8 às 11 horas.
Lembro-lhe que a presença do aluno é indispensável, haja vista que o mesmo deve assinar, não sendo possível o seu comparecimento por força maior, cabe ao mesmo passar uma procuração / autorização formal para alguém de responsabilidade que faça a matrícula, conforme as orientações emanadas da Coordenação SEDIS/UFRN.
Conto com a presença de todos.
Atenciosamente,
Prof. Franklin Miguel Fernandes
Coordenador do Pólo UAB de Luís Gomes - RN
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
Encontro internacional inicia reforma do sistema de educação a distância no país
O governo português realiza na próxima semana um encontro internacional para reformular o sistema nacional de educação a distância (EAD) no país. Para isso, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior portuguesa convidou representantes de quatro países: Brasil, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Canadá.
O secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, é um dos cinco convidados internacionais para integrar uma comissão de avaliação do sistema português. Também fazem parte da comissão os seguintes especialistas: Wolfram Laaser, diretor acadêmico da FernUniversitat (Universidade Aberta da Alemanha); Albert Sangra Morer, diretor de pesquisa da Universitat Oberta de Catalunya (Espanha); Abrar Hasan, ex-diretor do Departamento de Políticas de Educação e Treinamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Robin Mason, professor de tecnologia educacional da Open University (Universidade Aberta da Reino Unido).
Durante o painel, a comissão vai elaborar um relatório com recomendações para a reforma na legislação da educação superior a distância portuguesa. As propostas serão baseadas em estudos feitos pela Universidade Aberta de Portugal e em discussões com outros especialistas no setor. Serão consultados ainda representantes do governo português, sindicatos, associações, pesquisadores, estudantes e professores.
A implantação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) também servirá de exemplo nos debates. Destinada principalmente à capacitação de professores da rede pública de ensino, a UAB é um programa do governo federal brasileiro que visa expandir e interiorizar a oferta de cursos de educação superior por meio da educação a distância. Atualmente, há cerca de 450 pólos da UAB espalhados por todas as regiões do país, ofertando cursos de 74 instituições públicas de ensino superior.
Renata Chamarelli
Leia essa matéria em seu contexto, clicando em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=11944
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
O trabalho científico intitulado “AÇÃO ANTROPOGÊNICA À MARGEM DA CACHOEIRA DO RELA: BENEFÍCIOS OU RISCOS PARA O MEIO AMBIENTE LOCAL?”, dos alunos Ana Cherlane Fernandes, Ana Paula da Conceição Pinheiro, Henrique Marcel da Silva Ferreira e José Vieira da Silva Neto foi aprovado para apresentação, categoria BANNER, no SIGEMA – 2009, Simpósio de Gestão e Meio Ambiente, que ocorrerá no período de 20 a 22 de janeiro de 2009, no Campus Central de Natal do Instituto Federal do RN.
O objetivo central do trabalho é analisar de forma sucinta as relações existentes entre as ações antrópicas e os padrões de modelo de desenvolvimento sustentável, em que serão ampliados aspectos relacionados às ações antropogênicas à margem da Cachoeira do Rela no município de Luís Gomes - RN, apontando as relevantes características que norteiam esse ambiente inserindo pontos de vista diferenciados de uma parcela substantiva de pessoas conhecedoras da problemática em questão. Faz-se também a análise dos benefícios ou riscos acarretados ao ambiente decorrente de um projeto voltado ao melhoramento do acesso, construção de um estacionamento com aproximadamente 3.000 metros quadrados e também a construção de um quiosque em ponto estratégico. Partindo de tais pressupostos relacionam-se distintos conceitos, até então preestabelecidos fazendo uma abordagem metodológica das distintas Leis Ambientais, trazendo à baila questionamentos acerca de Licenciamento Ambiental, Compensação Ambiental e, para finalizar, é proposto à criação de uma Unidade de Conservação Ambiental.
Observação: Diante o exposto parabenizamos os alunos, desejando-lhes sucesso e, que esse seja apenas o início de uma infinita sequência de trabalhos a serem apresentados nos mais diversos Simpósios, Seminários e Congressos. Parabéns! Coordenação e Tutores de Tec. Em Gestão Ambiental.
domingo, 11 de janeiro de 2009
sábado, 10 de janeiro de 2009
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
EaD é destaque no Jornal Hoje da Rede Globo
Confiram a matéria que foi ao ar no Jornal Hoje, apresentado na rede Globo, no último dia 08 de janeiro de 2009, sobre Cursos de Educação a Distância. A reportagem fala também sobre os cursos da UAB da UFSCar.
Veja a matéria.É por isso que o lema de nosso Pólo UAB é: "Trabalhamos para encurtar distâncias, realizar sonhos e levar conhecimento de qualidade a todos".
A Coordenação
quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
O presidente Lula sancionou nesta segunda, 29 de dezembro de 2008, a Lei 11.892 que cria, no país, 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir da reestruturação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Com isso, o Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Rio Grande do Norte – CEFET-RN, instituído em 1999, passa à denominação de Instituto Federal do RN, formado pelas 11 Unidades de Ensino, implantadas ou em construção, que passam a denominar-se Campus. Assim, o Instituto Federal do RN contará, em 2009, com os seguintes campi avançados: Campus Central de Natal (atual Unidade Sede), Campus da Zona Norte de Natal, Campus de Currais Novos, Campus de Ipanguaçu, Campus de Mossoró, Campus de Apodi, Campus de Pau dos Ferros, Campus de João Câmara, Campus de Macau, Campus de Santa Cruz e Campus de Caicó.
O diretor geral do CEFET-RN, prof. Belchior de Oliveira Rocha, que esteve presente à solenidade em Brasília, disse que “estamos vivendo um momento histórico para a educação profissional e tecnológica em nosso país. Começamos um novo ciclo, renovando e reafirmando nossa missão, agora sob a égide dos Institutos Federais, que nascem apoiados numa proposta pedagógica avançada e, ao mesmo tempo, desafiadora. Cabe-nos, daqui por diante, atuar em todos os níveis e modalidades da educação profissional, buscando, cada vez mais, agregar ao ensino a pesquisa e a inovação tecnológica. Sabemos que o desafio é grande, não somente pela nova institucionalidade, como também pela própria expansão da Rede”.
O QUE MUDA
Na Estrutura Organizacional e Administrativa
Cada Campus terá um Diretor-Geral
A administração do Instituto terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior
Cada Instituto terá 180 dias para elaborar novos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Político Pedagógico, Estatuto e Regimento Internos;
No Ensino
O Instituto poderá ministrar cursos de bacharelado, engenharia e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e lato sensu (aperfeiçoamento e especialização), além dos cursos básicos de qualificação e requalificação de trabalhadores, cursos técnicos, de formação de professores e de graduação tecnológica
50% das vagas oferecidas a cada ano devem ser voltadas para os cursos técnicos, prioritariamente nas modalidades integrada ao ensino médio e de educação de jovens e adultos (EJA);
No mínimo 20% das vagas devem ser voltadas aos cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de ciências e da matemática.
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
sábado, 3 de janeiro de 2009
PROGRAMAÇÃO DE INÍCIO DE SEMESTRE E INTEGRAÇÃO NOS PÓLOS - 2009.1
Atividade de início de semestre e integração nos Pólos das turmas novas dos cursos de licenciatura a distância da Secretaria de Educação a Distância – SEDIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Dia 13/02/2009: Pólo de Caicó, de Extremoz e de Marcelino Vieira
PROGRAMAÇÃO
MANHÃ
#tbt da ação realizada em homenagem ao dia 8 de março, dia Internacional das mulheres. Hoje é dia de relembrar as trajetórias de mulheres ...
-
Curso de Especialização em Gestão Pública é iniciado com a presença marcante do alunado À noite do último dia 26 de março foi marcada pe...
-
MEC faz campanha para resgatar imagem do ENEM Começou a ser veiculada no último dia 11 uma campanha do MEC (Ministério da Educação) para ...
-
Novos projetos fortalecem o ensino à distância no IFRN Na foto Professor Franklin Miguel (esquerda) - Coordenador do Polo Universitário de ...