quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

FNDE libera recursos para construção da 1ª etapa do Polo Universitário





Ontem, 04 de janeiro, o município de Luís Gomes recebeu um comunicado do Fundo Nacional para o Desenvolvimento – FNDE – referente à liberação de recursos da ordem de R$ 202.479,06 que garantirão a construção da 1ª etapa do Polo Universitário de Luís Gomes. Com esse recurso serão construídos os laboratórios, dentre outros espaços que marcarão o início da Sede própria do Polo.

A chegada desse recurso marca definitivamente uma nova fase na história da educação de Luís Gomes e região, pois é uma casa de multiplicação e construção de saberes que se solidifica como instituição cujo raio de abrangência chega aos mais distantes lugares do Oeste Serrano do RN, Sertão da Paraíba e Ceará, configurando-se como um portal de entrada para o ensino superior na modalidade que mais cresce no mundo, a EaD.

O Polo Universitário de Luís Gomes – PUAP, que leva o nome da Professora “Alzenir Pereira Firmino Nunes – Criança” oferece os seguintes cursos de graduação Biologia, Geografia, Matemática, Física e Administração Pública pela UFRN, Gestão Ambiental pelo IFRN. Além dos cursos de graduação oferece também cursos de pós-graduação em Gestão Pública Municipal, Gestão Pública (PNAP/UFRN), Literatura e Ensino, Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, Língua Portuguesa e Matemática numa visão interdisciplinar (IFRN).

Nas perspectivas para o primeiro semestre de 2011 estão previstos a implantação de três cursos de aperfeiçoamento: Gênero e Diversidade na Escola; Educação para as Relações Étnico-raciais, Produção de Materiais Didáticos: Cidade e Diversidade (Plataforma Freire/UFRN) e, de quatro novos cursos de especialização: Ensino de Filosofia, Ensino de Sociologia, Ensino de Matemática e Ensino de Ciências.

Para o Coordenador do Polo, Prof. Franklin Miguel Fernandes, a liberação desse recurso vem coroar uma trajetória de lutas em favor do provimento ao município de Luís Gomes reconhecendo-a como uma respeitável casa de ensino superior, na modalidade de EaD, que somada aos esforços da Administração Municipal, não tarda a brilhar com maior intensidade na constelação das referências em EaD, nesses rincões, de um Brasil gigante e plural.

Prefeito Dr. Carlos José Fernandes


O Prefeito, Dr. Carlos José Fernandes, destacou que esse é mais um sinal dos esforços da administração municipal, que luta incansavelmente para equipar Luís Gomes de uma infra-estrutura e logística que garanta o crescimento sustentável e o bem-estar de todos os munícipes. “Luís Gomes é cidade universitária. Garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem crescente tem sido uma das bandeiras da administração municipal. A liberação desse recurso nos permite dar mais um grande passo na consolidação do Polo Universitário cujo objetivo em difundir oportunidades de formação e qualificação para os filhos de Luís Gomes e região, está se concretizando no trabalho árduo de seus representantes em oferecer democraticamente, fazendo jus aos preceitos educacionais das políticas públicas mais recentes no compromisso de que todos encontrem aqui, chances iguais na busca de uma vida educacional, profissional e pessoal.”

É importante ressaltar que todos os investimentos realizados já nos oferecem a possibilidade de vislumbrar o retorno na forma de estatísticas e de índices de desenvolvimento dentro do nosso município. Mesmo com uma renda per capita inferior a de muitos dos nossos vinzinhos, nosso município tem feito prosperar cada centavo computado para a educação, num reconhecimento de que somente através deste investimento obteremos frutos em todas as demais esferas da nossa sociedade.


0 comentários:

 
PUAP - Av. Senhora Santana, 17 - Centro - Luís Gomes - RN - CEP: 59.940-000