quarta-feira, 16 de março de 2011

PUAP: LUÍS GOMES É CIDADE UNIVERSITÁRIA

O Pólo Universitário Alzenir Pereira é uma conquista para o povo de Luís Gomes e região circunvizinha, uma vitória que extrapola o campo político-administrativo, porque corresponde a uma ação de força maior para o desenvolvimento intelectual, a democratização do saber e interconexão entre o conhecimento científico e a realidade.

Com uma estrutura própria, tendo a Administração Municipal como mantenedora, atende centenas de alunos distribuídos em 25 municípios do Rio Grande do Norte e Paraíba, através de diversos cursos de graduação e pós-graduação. Uma marca expressiva, o PUAP faz parte da UFRN que é a 8ª melhor universidade do Brasil, a 17ª da América Latina e a 570ª do mundo, o que mostra a sua relevância e sua responsabilidade com a qualidade do ensino.

Com uma metodologia avançada o PUAP está conectado com as novas tecnologias de informação e comunicação, onde a ciência ganha um lugar privilegiado por conta de seu destaque nas áreas da intelecção e aprendizagem. Com isso, o conhecimento atravessa fronteiras numa interconexão social e cultural, de forma globalizada.

A Educação a Distância é a vertente principal do PUAP, que se consolida cada vez mais como uma modalidade nova, versátil, autodiretiva e funcional na vida de muitos aprendizes, porque garante ensino de qualidade, de fácil acesso e adequa-se ao mundo moderno da tecnologia e da dinamicidade.

De modo que o valor de uma Universidade é incalculável, visto que ela permite que atravessemos os caminhos do saber, da virtualidade, construindo, reconstruindo, transmitindo aprendizagens voltadas para uma sociedade mais justa e igualitária.

Para isso, princípios de transparência (accountibility), universalidade do saber, formação crítica voltada para mudança do mundo real, construção de uma cultura da práxis acadêmica, equidade, participação social, são essências na construção das metas e do espírito de uma Universidade consciente de seu papel.

Nesse propósito, o PUAP tem uma preocupação crescente na integração e intensificação das atividades de ensino-pesquisa-extensão, como fundamento metodológico de construção do conhecimento e sua conseqüente inserção na sociedade (ou aldeia global). Assim, o processo de ensino-aprendizagem ganha uma finalidade cabível, modificar o mundo através das ciências (da filosofia, da sociologia, da literatura, entre tantas outras) promovendo crescimento social, cultural e econômico.

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Por Antonio Roberto Fernandes do Nascimento

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